É assunto do momento, que foi muito reforçado quando o iPad foi lançado, no começo de 2010.
O tablet, na verdade, não é novidade. Já existia há algum tempo, mas a popularização veio mesmo com a Apple, com sua incrível habilidade de reinventar a roda.
Lançamento do iPad. Fonte.
O iPad foi o tiro de largada para a criação de tablets de outras marcas, apresentadas principalmente em feiras de tecnologia do final do ano passado. Um exemplo de concorrente do iPad é o Galaxy Tab da Samsung.
Galaxy Tab. Fonte.
É importante estar ligado nessas novas tecnologias, pois elas lidam diretamente com arquitetura da informação e como as pessoas têm consumido notícias e se conectado à internet.
Com a web cada vez mais em dispositivos diferenciados, a revista Wired chegou a declarar o fim do WWW. E, como diz o jornalista Tiago Doria, o futuro da comunicação está cada vez mais agnóstica, indo além da móvel.
E por que é importante estar de olho? Tudo isso interfere diretamente na forma que um texto é produzido, como uma arte é pensada e como uma campanha é planejada. O conceito de diagramação de uma revista deve ser repensada, afinal, ela poderá ser disponibilizada on line também. Um site deve ter uma versão desk e uma versão mobile…
O futuro está chegando. A internet está cada vez mais onipresente. E os comunicólogos devem ficar de olho em tudo que está acontecendo.